segunda-feira, 19 de abril de 2010

Arteterapia!


Na aula de Linguagem dos materiais! Arte sem sujeira, não é arte! Bem, eu só faço arte!

Nossos queridos amigos!


Claude Monet e Vincent Van Gogh (com sua orelha ainda!!)

Formas geométricas


Para estudarmos a forma geométrica círculo, trabalhamos com uma brincadeira super conhecida e amada pelas crianças.. As bolhas de sabão.
As crianças fizeram muitas bolhas, mas com um ingrediente importante, O CORANTE, que deu cor às nossas bolhinhas! Na sua forma tridimensional, a bolha é uma esfera, que voa pelas nossas salas, já na sua forma bidimensional, quando cai no papel em cima da mesa, a bolha vira uma marca colorida, um círculo.
Depois do papel todo cheio de círculos abstratos, cada aluno imagina um desenho figurativo e o completa.

Cantos _ 2008

Renascer _2009

sábado, 10 de abril de 2010

Paul Gauguin e as cores surpreendentes



O artista Paul Gauguin é famoso por utilizar cores incomuns em seus quadros de coisas cotidianas, pessoas e natureza. Paul Gauguin foi marinheiro e corretor, depois de tomar lições de artes, deixou seu trabalho e tornou-se um artista em tempo integral.
Paul Gauguin morou no Taiti até a sua morte. A beleza do lugar inspirou Gauguin a pintar as suas mais famosas pinturas. Ele pintava em cores lisas (chapadas),mostrando a vida dos primitivos do Taiti. Foi assim que começou a fazer experiências com cores em seus quadros. Ele podia pintar um céu de amarelo, a grama de laranja e as montanhas de vermelho.

A aluno que realizou esse trabalho deu o seguinte depoimento: "O trabalho dele é diferente porque o que é para ser marrom, por exemplo, é de outra cor. Olhei para a paisagem e pensei em usar uma cor diferente. Desenhei uma cachoeira com inspiração na vista da sala de artes, atrás do colégio tem morros com água e árvores."

arte rupestre




Essa obra mostra uma reprodução, realizada pelos meus alunos, da arte rupestre nas cavernas. A arte ruspestre foi uma das primeiras obras de arte encontradas no mundo. Os "artistas", que pintavam desenhos de animais sendo caçados, homens com "armas" nas mãos, criaram trabalhos, hoje considerados obras de arte, sem o menor conhecimento de qualquer técnica. Os homens primitivos pintavam, acreditando que o animal que fosse representado, ficaria mais fraco, sendo assim, mais fácil ser caçado. As tintas eram feitas por eles mesmos, utilizando materiais da própria natureza, como: terra, carvão, sangue, folhas, flores, etc...
Só para curiosidade: Aprendi hoje, na pós em arteterapia, que devemos trabalhar com elementos ligados à terra (argila, colagem, grãos, terra, comidas, trabalhos corporais), com pessoas que tenham o lado água(sentimento), ou ar(pensamento) ou fogo(intuição) muito aflorados.. precisamos igualar e equilibrar nossos "lados".

Arteterapia



"A arte utilizada terapeuticamente facilita-nos a encontrar o nosso ouro, nosso SI mesmo"

quarta-feira, 10 de março de 2010

As crianças pintam com as tintas criadas..

Cozinha da pintura..


Os homens primitivos criavam suas próprias tintas para trabalhar os desenhos nas rochas das cavernas, as pinturas rupestres. A partir disso, o Jardim 3 resolveu criar variadas tonalidades de tintas com variados materiais. Usamos beterraba, cenoura, carvão, terra, café.. Enfim, até a sala ficou com cheirinho de café. E os desenhos?? Pintamos leões, cavernas, dinossauros e apenas manchas coloridas. Foi uma ótima oportunidade das crianças desenvolverem a sua criatividade e não depender somente das coisas prontas. Vamos fazer e criar!!!!

Cezánne


Trabalhando com as obras de Cezánne. Estamos criando uma obra sobre natureza morta.. Ainda não está pronta...

sábado, 16 de janeiro de 2010

Persistência da memória


Como estamos de férias, vai uma de um dos meus preferidos. Surrealista. Dali, um dos mais perfeitos em sua técnica. Transforma o mundo irreal de sua cabeça, em curiosas imagens. Atinge o seu inconsciente. Será que podemos fazer isso também? Tinha vontade.

Action Painting


Releituras baseadas no trabalho de Pollock. Com uma enorme tela branca no chão, os alunos jogam a tinta de acordo com os sentimentos, expressando-os em ações. O importante, para Pollock, era o artista fazer parte da obra, "estar dentro" dela, expressando seus sentimentos de forma abstrata, apenas com pingos de tinta. O alunos amaram a proposta! Se vocês pensam que a sala ficou bagunçada, que nada! Ficaram super comportados e concentrados na proposta.. só um pouquinho sujinhos.. mas valeu!

Bumba meu boi!

Amarelinha

No mesmo projeto "Brincar é uma Arte!", realizamos uma enorme amarelinha de tecido, em grupo. Cada grupo ficava responsável por pintar, imagens de brincadeiras antigas, como pião, pipa, amarelinha, pular corda, etc, em um pedaço da amarelinha, que depois foi toda costurada. Assim, as crianças puderam brincar à vontade!