sexta-feira, 18 de setembro de 2009

cantos


Criado em 2009

Projeto Brincar é uma arte!!


Lá na escola onde eu trabalho, existe um projeto de artes chamado "Brincar é uma arte", utilizando o livro "Brinquedos e brincadeiras".
Resolvi unir dois projetos em um só!!
O aniversário da escola estava chegando, e a artista escolhida para decorar a nossa escola foi Beatriz Milhazes (particularmente gosto MUITO!!). Então, fizemos pipas decorativas (brinquedo folclórico), baseadas no trabalho da artista, que utiliza muitas cores, linhas, círculos, flores e arabescos. Para isso, os alunos utilizaram a fita crepe, para fazer as linhas com mais perfeição e stêncil para as flores sobrepostas.
O resultado foi lindo! O colégio todos cheio de pipas coloridas!! E os alunos adoraram!!! ;)

Quantas saudades!


Quantas saudades dessa galerinha ai!!
Minha época de estagiária do Cap!

painting the walls


Pintando as paredes do meu quarto!! Minha mãe quase enlouqueceu!!! ;)

novo mundo


criado em 2009

Saídas


Criado em 2007

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Cubinhos!


Estudando as formas geométricas, os alunos do 2º ano do ensino fundamental, criaram a partir de um quadrado, feito de palitos de churrasco e massinha de modelar, um cubo, sua forma tridimensional.
O dia de aula foi divertido e inteligente. Os alunos tiveram dificuldades para montar o cubo vazado, mas quando conseguiram a felicidade foi imensa e o desafio foi resolvido.
Os alunos conseguiram identificar o volume na forma geométrica. Sem volume: quadrado, com volume: cubo!

Van Gogh e o impasto


Van Gogh foi o artista escolhido para trabalhar com o primeiro ano do ensino fundamental. No livro de Português dos alunos são apresentados alguns artistas, a partir disso escolhemos Van Gogh para estudar a vida e suas obras.
Os alunos ficaram impressionados com a triste história de Van Gogh, com a sua loucura e a sua morte trágica. O último quadro de Van Gogh mostra bem essa tristeza: "Campo de trigos com corvos".
Van Gogh usava a técnica do impasto em seus quadros, ou seja, o uso de uma grande quantidade de tinta diretamente na tela, para com uma espátula realizar as texturas com a própria tinta, provocando pinceladas bem marcadas.

Colocamos farinha de trigo na tinta, engrossando-a, para que os alunos conseguissem pintar com a técnica do impasto. Com palito de picolé, eles fizeram texturas com a tinta, como as obras de Van Gogh.

Land Art


Land Art, também conhecida como Earth Art ou Earthwork é o tipo de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra.
É um tipo de arte que, por suas características, não é possível expor em museus ou galerias (a não ser por meio de fotografias). Devido às muitas dificuldades de colocar-se em prática os esquemas de land art, suas obras muitas vezes não vão além do estágio de projeto. Assim, a afinidade com a arte conceitual é mais do que apenas aparente.

Os meus alunos amaram esse projeto, criando no pátio do colégio uma grande obra de arte, baseada na land art, onde o conceito é o reaproveitamento do material, a criação de uma obra de arte com materiais variados e aproveitados da natureza. O projeto ficou sensacional!